Quando começa a contar o prazo para cumprimento de sentença


Qual o prazo do cumprimento de sentença?çaacontaroprazoparacumprimentodesentençcomo funciona o esquema de apostas esportivas No caso de condenação em quantia certa, o CPC/2015 determina 15 dias para o pagamento voluntário da dívida. Após esse prazo, sem a quitação voluntária, terá início automático novo prazo de 15 dias para o oferecimento da impugnação. Esses prazos são sucessivos e ininterruptos.


A primeira delas sustenta que o prazo de quinze dias para pagamento flui desde que a decisão que se pretende ver cumprido transitar em. julgado, independentemente de qualquer comunicação ao devedor. É o entendimento que, pioneiramente, foi acolhido pela 3ª. Turma do STJ. no REsp 954.859/RS.


Em recente acórdão, a 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça acabou encampando a tese do transcurso em dias úteis nos casos de cumprimento de obrigação de fazer e não fazer: PROCESSO CIVIL. RECURSO ESPECIAL. CUMPRIMENTO DE SENTENÇA. OBRIGAÇÕES DE FAZER. SUPERVENIENTE CUMPRIMENTO DO TÍTULO.


O início do prazo prescricional para o requerimento do cumprimento da sentença, pelo credor, coincide com o término dos 15 (quinze) dias para que o devedor, devidamente, intimado na pessoa de… Elisabeth Ramos


1. Prazo para Iniciar o Cumprimento. O credor tem até 3 anos a partir da data da sentença para iniciar o cumprimento. Após esse período, a sentença perde sua eficácia. 2. Prazo para Cumprimento. Uma vez iniciado o processo de cumprimento, o devedor tem 15 dias para efetuar o pagamento ou apresentar defesa.


Publicado por Nilton Escola Brasileira de Direito Virtual. há 2 anos. Cumprimento de sentença é o procedimento que concretiza a decisão do juiz feita ao fim do processo de conhecimento. É a fase do processo civil que satisfaz o título de execução judicial.


O prazo para o cumprimento de sentença do art. 523, do Código de Processo Civil de 2015 deve ser contado em dias úte... Clique para ver o artigo na íntegra. O cumprimento voluntário de sentença conta-se em dias úteis, conforme STJ | Jusbrasil


Um dos pontos polêmicos da recente reforma do processo civil consiste na definição do termo a quo do prazo a que alude o art. 475-J do CPC, ou seja: a partir de quando se deve começar a contar os 15 dias para cumprimento voluntário da sentença que condena alguém a pagar quantia certa? O próprio art. 475-J não é muito claro ...


Assim, será iniciado o cumprimento de sentença, procedimento que põe fim ao processo de conhecimento com a concretização da sentença, imputando a satisfação da obrigação determinada na condenação, sendo ela de fazer, não fazer, pagar quantia certa, entregar coisa, prestar alimentos.


O termo inicial dos quinze dias previstos no Art. n°. 475-J do CPC, deve ser o trânsito em julgado da sentença. Passado o prazo da lei, independente de nova intimação do advogado ou da parte para cumprir a obrigação, incide a multa de 10% sobre o valor da condenação.


Por ser de natureza processual, o prazo previsto para cumprimento da obrigação de fazer deve ser contado em dias úteis. Respeitado o prazo de 15 (quinze) dias úteis, contados da juntada do AR ...


Para Segunda Turma, prazo no cumprimento das obrigações de fazer deve ser contado em dias úteis. A Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que a contagem do prazo estipulado em dias para a prática das obrigações de fazer não difere do regime legal previsto para os demais prazos processuais, devendo-se ...


Depois de transitada em julgado a sentença, já tendo se passado 15 dias úteis para que a parte condenada realize o pagamento voluntário (art. 523 CPC ), pode-se iniciar o cumprimento definitivo da quantia, com atualização e aplicação de juros legais. VALOR DA CONDENAÇÃO:


Sumário: 1. A proposta da reforma do CPC - a lei n. 11.232/05 - 2. Executividade lato sensu, mandamentalidade e condenação - uma análise sistemática diante da combinação de efeitos no campo prático - 3. Cumprimento de sentença e o prazo do art. 475-J do CPC - 4. Conclusões.


Assim, com o advento da contagem de prazos em dias úteis, deu-se início à discussão se o prazo de 15 (quinze) dias previsto no artigo 523, §1º do CPC deve ser contado continuamente ou em dias úteis, uma vez, que parte da doutrina entende ser prazo processual, e outra, prazo material.


ETAPAS DO CUMPRIMENTO DE SENTENÇA. Após a sentença, ocorrerá o prazo para recurso, sendo um prazo de 15 dias úteis, se a parte por livre e espontânea vontade realizar o pagamento dentro desse prazo, não haverá necessidade de iniciar o cumprimento de sentença, haja visto que o processo cumpriu seu curso final.


Sim. O início do prazo prescricional para o requerimento do cumprimento da sentença, pelo credor, coincide com o término dos 15 (quinze) dias para que o devedor, devidamente, intimado na pessoa de seu advogado, cumpra, voluntariamente, a sentença transitada em julgado.


A regra é básica: em caso de intimação pessoal, o dia do começo do prazo se dá na data de juntada aos autos do AR ou do mandado de intimação devidamente cumpridos, sem esquecer que exclui-se o dia do começo e inclui-se o dia do vencimento, por força do art. 224, do CPC.


Pela orientação majoritária, o prazo para impugnação de sentença começou apenas em 13 de maio, terminando em 3 de junho, data em que foi ajuizado pela executada. A impugnação, portanto ...


O cumprimento de sentença é a fase em que aquilo que foi estabelecido pelo juízo seja realizado no mundo real. ... Começa-se por dizer que o devedor deverá pagar, ... A propósito, considerando a natureza processual do prazo de 15 dias para pagamento, sua contagem deve ser feita em dias úteis, na forma do art. 219, do CPC/15 ...


Neste sentido, caso o condenado opte pelo cumprimento da sua condenação ele terá o prazo de 10 dias para o fazê-lo, pois após sua intimação começa o fluir paralelamente o prazo recursal que obviamente é de 10 dias. Assim sendo, se ele escolheu cumprir a condenação na sua totalidade evidentemente que abriu mão de recorrer.


Entendido o que é uma sentença e o que é um título de execução judicial, o cumprimento de sentença nada mais é do que o procedimento jurídico que tem como objetivo concretizar o que foi decidido pelo juiz, dando fim à fase de conhecimento e dando início à fase de execução do processo. Cumprimento de sentença no Novo CPC


Tal prazo, evidentemente, inicia-se com a intimação. O Art. 475-J não previu, também, a intimação pessoal do devedor para cumprir a sentença. A intimação - dirigida ao advogado - foi prevista no § 1º do Art. 475-J do CPC, relativamente ao auto de penhora e avaliação.